Obesidade causa impotência sexual?

A obesidade é considerada um importante fator de risco independente para o surgimento de impotência sexual, na forma de disfunção erétil. Neste artigo, descubra por quê e como a obesidade causa impotência sexual em seus portadores.

A obesidade pode causar impotência sexual e disfunção erétil

Cerca de 50,1% dos brasileiros estão bem acima do peso ideal e 12,4% são homens que estão ganhando cada vez mais peso e já se encontram no quadro de obesidade. Com esse percentual absurdo, os problemas causados pela obesidade ficam ainda mais aparentes, como é o caso da impotência sexual.

Com que frequência a disfunção erétil afeta pessoas acima do peso?

Em torno de 79% de todos os homens que apresentam sintomas de disfunção erétil têm um Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 25 kg/m², ou seja, estão na faixa de sobrepeso ou obesidade.

Quem tem sobrepeso (faixa de 25 a 30 kg/m²) tem 1,5 vezes mais chances de ter disfunção erétil do que pessoas com o peso normal. Já em pessoas com obesidade, ou seja, com IMC igual ou superior a 30 kg/m², esse risco é 3 vezes maior.

Assim, quanto mais alto o peso, maiores as chances de apresentar sintomas de disfunção erétil.

Quais são as causas da disfunção erétil em quem está acima do peso?

A disfunção erétil, nesses casos, é causada por uma série de complicações que surgem devido ao excesso de acúmulo de tecido gorduroso, como por exemplo:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Dislipidemia (colesterol e/ou triglicerídeos elevados).

A influência da obesidade na disfunção erétil é inclusive mais impactante do que os efeitos da idade. O portador de obesidade apresenta uma série de problemas que predispõe à disfunção erétil:

  • Resistência à insulina;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Disfunção do endotélio;
  • Fatores psicológicos;
  • Falta de atividade física.

Tudo isso contribui de alguma forma para o surgimento dos sintomas.

Existem inúmeras pesquisas relacionando a obesidade com a disfunção erétil, e todas elas comprovaram que a obesidade causa impotência sexual e tem ligação direta com a falta de desejo e dificuldades na hora do ato sexual.

Sabia que alguns problemas psicológicos que são causados pela obesidade, são um dos principais motivos que provocam certas dificuldades na vida sexual?

Houve um estudo na universidade de Nápoles, na Itália, que acompanhou um grupo de homens obesos que apresentavam disfunção sexual.

Os responsáveis pela pesquisa dividiram esse grupo de homens em dois. O grupo que começou a aliar a dieta com uma série de exercícios perderam peso e conseguiram melhorar o desempenho na vida sexual. Enquanto esse grupo apresentou mudanças consideráveis, o outro grupo que não passou por dietas ou exercícios não conseguiram melhorar o desempenho na hora do sexo, comprovando que a obesidade está relacionada à impotência.

Mesmo sabendo que que os problemas circulatórios são as principais causas da disfunção erétil, as pessoas obesas podem desenvolver quadros de ansiedade e autoimagem negativa, o que também é um ponto preocupante no relacionamento e na satisfação sexual.

Claro que a disfunção erétil e a ejaculação precoce são fatores que complicam e muito o desempenho na cama, mas a autoimagem negativa e outras causas psicológicas fazem com que a pessoa monte um muro enorme que dificulta e acaba com a vida sexual.

Como resolver o problema?

Não existe outra saída: a impotência sexual que vem da obesidade só é tratada de forma correta através da perda de peso, principalmente através de uma boa alimentação e prática correta de atividades físicas. Você precisa se cuidar, ir ao médico com mais frequência e sempre buscar ajuda profissional se o seu “sistema” estiver te mandando alguns alertas, combinado?

Vale ressaltar que uma vida mais saudável é a melhor forma de você não apresentar nenhum tipo de problema ou complicação. Então procure optar por uma alimentação mais balanceada e faça uma série de exercícios diariamente para manter o corpo bem cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *