Tipos de cirurgia para Obesidade Mórbida

Nós já sabemos que a obesidade mórbida é muito perigosa e faz muito mal à saúde. Mas ela tem cura? Calma, vamos melhorar a pergunta: Tem como reverter a situação de quem está no grau 3 de obesidade? Sim, é possível reverter à situação dessas pessoas e ocorre por meio da chamada cirurgia bariátrica. No entanto, antes de falar dos tipos de cirurgia para obesidade mórbida, você precisa saber que terá de fazer um esforço imenso para que essas cirurgias tenham o efeito desejado.

Tipos de cirurgia para obesidade mórbida

É possível recuperar todo o peso que é perdido após a cirurgia bariátrica se não for realizado um bom acompanhamento multiprofissional (com médico, psicólogo, nutricionista e educador físico) tanto antes como depois da cirurgia bariátrica.

Então, você precisará de foco para passar por essa fase da sua vida e antes de fazer um dos tipos de cirurgia para obesidade mórbida, você deve primeiro reeducar a sua alimentação. Nada muito drástico: a reeducação alimentar deve ser devagar e contínua. Isso é necessário porque quando você está acostumado com alguma coisa e você a tira totalmente do seu cardápio, você sentirá algo próximo da abstinência e sofrerá demais. Assim, é melhor ir tirando aos poucos, até se acostumar com uma alimentação saudável e boa para a sua situação.

Para poder realizar uma das cirurgias da obesidade mórbida você precisará atender aos seguintes requisitos:

  • Ser portador de obesidade grau III, ou seja, com o IMC acima de 40kg/m² ou obesidade grau II (IMC acima de 35 kg/m²) com a presença de doenças geradas ou agravadas pela obesidade, como diabetes tipo 2 e apneia do sono.
  • Ser maior de 18 anos. Se estiver entre 16 e 18 anos, devem ser avaliados os riscos x benefícios.
  • Não usar drogas ilícitas ou ingerir bebidas alcoólicas.
  • Não ser portador de alguma doença psiquiátrica ou, se sim, que ela esteja controlada.
  • Ter realizado durante, pelo menos, 2 anos o tratamento clínico contra a obesidade mórbida sem conseguir perder peso (falha no tratamento).
  • Precisa saber dos riscos das cirurgias da obesidade mórbida.

Preenchidos esses requisitos, você é um candidato à cirurgia bariátrica.

Tipos de cirurgia para obesidade mórbida

Existem três tipos de cirurgia bariátrica:

Cirurgia mista

Essa cirurgia tem como objetivo reduzir o estômago e o intestino delgado e assim diminuir o apetite do paciente. Essa é a cirurgia mais efetiva entre todos os tipos de cirurgia para obesidade mórbida e a mais usada no Brasil.

Mas como ela funciona? Ela reduz o estômago para diminuir o espaço para o alimento e fazer com que você se sinta mais cheio mais rápido e impede que o alimento passe por todo o intestino delgado, que é aonde o alimento é absorvido pelo corpo. Isso fará com que uma quantidade menor do alimento seja absorvida.

Cirurgia disabsortiva

O objetivo dessa cirurgia é reduzir o intestino delgado para que o alimento passe por grande parte dele (cerca de 1,20 m) e não seja absorvido nessa região. Isso fará com que o caminho destinado a absorção do alimento diminua e consequentemente a absorção também diminua.

Cirurgia restritiva

Aqui acontece uma redução no estômago, ou melhor, atualmente uma fita é colocada e o estômago fica parecendo um oito, porém a parte de cima é menor do que a de baixo, e o que isso gera? Saciedade. Isso acontece porquê o alimento ficará retido por um tempo maior do que o normal na parte de cima do estômago e em cima da fita, como o espaço vai está limitado, pouca comida te trará a saciedade e você, consequentemente, comerá pouco.

Agora que você já sabe os requisitos para fazer uma das cirurgias da obesidade mórbida e quais são os tipos de cirurgia para obesidade mórbida, você pode começar a se preparar ou preparar algum conhecido seu para poder passar por mais essa etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *